
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebe, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a reunião de superintendentes do Serviço Social da Indústria (SESI). O encontro é no SESI Lab, em Brasília, e reúne superintendentes e representantes do departamento nacional e das federações estaduais para impulsionar estratégias conjuntas em áreas como educação, saúde, cultura e transformação digital.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, esteve na abertura da reunião e destacou a importância da união entre os diferentes braços do Sistema Indústria. Para ele, a integração entre todas as casas é essencial para garantir entregas mais eficazes às empresas e trabalhadores atendidos.
“A proximidade com as indústrias precisa ir além do discurso. Devemos estar inseridos nas decisões empresariais, trabalhando com convergência de pensamento e ação, mas respeitando as especificidades regionais. A palavra de ordem é: estar ao lado da indústria”, afirmou Ricardo Alban.
O encontro vai trazer para o debate as iniciativas transversais do SESI, como o novo site institucional, a Plataforma de Educação Nacional (PENSE), estratégias de saúde digital, ações de valorização da memória institucional com o Centro de Memórias do SESI, e novas oportunidades nas áreas de cultura e bem-estar.
O superintendente nacional do SESI, Paulo Mól, reforçou que a reunião foi concebida com foco executivo, com espaço para análise crítica e colaboração entre os gestores da rede.
“Estamos usando este momento para qualificar ainda mais os projetos em curso, a partir das contribuições dos superintendentes. Nosso objetivo é lançar iniciativas sólidas, construídas em conjunto, com foco em resultados e alinhamento nacional”, pontuou Paulo Mól.
Um dos destaques da programação está a apresentação do programa nacional de saúde digital. O projeto reúne os departamentos intersetoriais em uma frente colaborativa para oferecer soluções modernas e acessíveis de saúde aos trabalhadores da indústria.
A digitalização da educação também aparece como prioridade. Mól mencionou a criação de um programa de bolsas vinculado a novos modelos de ensino, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de preparar os estudantes para uma atuação mais conectada com o futuro do trabalho.
